Dicas para você escolher o pneu ideal para o seu carro

De extrema importância para a segurança do veículo, os pneus devem sempre estar com a manutenção em dia, bem calibrados e em perfeitas condições de uso. Com o passar do tempo, no entanto, eles devem ser trocados, uma vez que têm um prazo de validade. Mas, você sabe como escolher o pneu ideal?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esta nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, atualmente, há uma infinidade de modelos e marcas disponíveis no mercado, fazendo com que alguns detalhes sejam levados em consideração ainda antes da compra.

Além disso, a escolha tem impacto direto na segurança e no conforto ao dirigir. Além disso, o tipo selecionado pode ser decisivo na durabilidade do produto.

Como escolher o pneu ideal?

O primeiro passo antes de escolher o pneu ideal é conferir todas as especificações exigidas pela fabricante do automóvel, disponíveis no manual do veículo. As informações também estão na lateral de cada pneu e visam garantir o amplo acesso aos dados do produto.

Afinal, o modelo errado pode causar sérios problemas, tanto em componentes do carro, como suspensão, caixa de direção e terminais, como na condução. 

Neste sentido, a escolha deve considerar alguns fatores que prometem mais segurança, conforto e preservação das peças – e da vida! Abaixo, selecionamos alguns dos principais pontos que devem ser levados em consideração antes da compra. Confira!

Confira as características do pneu

Os carros são segmentados por categorias, podendo ser de passeio, SUV, minivans, caminhão leve, trailer, van, pick-ups, entre outros. Além de características específicas, o tipo de pneu utilizado em cada um deles também varia em largura, tamanho e pressão. 

Ainda que você queira um pneu mais baixo ou mais largo, é importante seguir as recomendações do fabricante porque as medidas afetam diretamente a tração e desempenho do carro. Ao aumentar ou diminuir esses valores, que deveriam ser padronizados, é possível que haja um impacto na estabilidade na hora do contato do veículo com o solo – para melhor ou pior.

Neste sentido, idealmente é preciso confirmar os detalhes no manual, conforme mencionado anteriormente, e, principalmente, identificar qual tipo de veículo você tem.

Leve em consideração os locais onde o veículo é utilizado

Identificar os locais por onde o carro mais transita é fundamental para a escolha do modelo – e principalmente para a durabilidade do produto. Isso porque, há modelos ideais apenas para quem roda em ambientes urbanos e em baixa velocidade, por exemplo. Enquanto outros tipos de pneus são recomendados para quem realiza viagens em longos percursos e com uma certa frequência.

Ainda, existem pneus que são mais indicados para terra, o que significa que devem ser a aposta de quem tem fazendas ou sítios ou, ainda, gosta de viajar para locais de difícil acesso. 

Observe o peso máximo suportado

Outra dica importante está relacionada ao peso máximo suportado pelos pneus. Se você costuma transportar ou lotar o carro, seja ele um automóvel tradicional de passeio, pick-up, SUV ou minivan, lembre-se sempre de se atentar ao montante permitido. 

É comum que acidentes aconteçam porque os carros estavam acima do limite permitido pelo fabricante do pneu – e do carro! Afinal, eles foram projetados para aguentar um determinado peso.

Compre pneus em lojas confiáveis

É inegável que o preço é um dos principais fatores que as pessoas levam em consideração na hora de escolher o pneu ideal. No entanto, como este é um item de extrema importância e que impacta diretamente na segurança do motorista e dos acompanhantes, é preciso tomar alguns cuidados.

Neste sentido, recomendamos, sempre que possível, optar por produtos de marcas conhecidas e evitar os chamados recauchutados. Ainda que estejam em condição de uso, esse tipo de pneu não tem a mesma durabilidade e qualidade de um modelo novo, fazendo com que o barato saia caro em um curto espaço de tempo.

Ainda, o ideal é sempre realizar a compra em uma empresa séria, que trabalhe com marcas de nome e, principalmente, com uma equipe altamente capacitada e preparada para esclarecer dúvidas ou instalar os pneus. 

Quando trocar os pneus?

Conforme comentamos no início deste artigo, apesar de duráveis, os pneus precisam ser trocados com o passar do tempo. De um modo geral, isso acontece sempre que for constatado um desgaste além do normal. Ou seja, quando estiverem “carecas”.

Uma boa forma de identificar a necessidade da troca é por meio do Tread Wear Indicator (TWI), que em português quer dizer indicador de desgaste da banda de rodagem. A sigla ou uma forma de triângulo aparecem ressaltadas na borracha que fica nos sulcos dos pneus e conta com 1,6 milímetro de altura quando chegar ao limite do desgaste. 

A troca, aliás, deve ser imediata, uma vez que um pneu considerado careca pode colocar em risco a segurança do veículo, aumentando a chance de derrapagem e aquaplanagem.

Como aumentar a durabilidade dos pneus?

De um modo geral, os pneus tem uma boa durabilidade e alto desempenho. Mas, muito além da composição da borracha e do produto, para mantê-los em pleno funcionamento, é importante tomar alguns cuidados preventivos.

O primeiro deles, é claro, é a calibragem. Simples e rápido, o processo influencia no desempenho do veículo e aumenta a vida útil dos pneus, quando realizado de acordo com as instruções do fabricante. 

A grosso modo, é recomendável que você calibre a cada 15 dias, pelo menos, mas isso pode variar de carro para carro. Mais uma vez, lembre-se: o manual do seu veículo é um grande aliado na busca por menos manutenções. 

Outro ponto importante está relacionado à manutenção preventiva. Uma revisão periódica bem feita pode identificar problemas na suspensão e direção antes mesmo que o carro acuse qualquer defeito. Além disso, os serviços de alinhamento e o balanceamento podem ser fundamentais para aumentar a vida útil de um pneu e, de quebra, evita dor de cabeça.

Certamente com essas dicas você vai saber escolher o pneu ideal para o seu carro. Mas, se precisar de ajuda, lembre-se que a Garra Pneus está à disposição para esclarecer dúvidas e indicar o melhor modelo para você e sua família trafegarem em segurança. Acesse o nosso site para conferir todos os produtos disponíveis ou entre em contato pelo número do Televendas: (31) 3329-6700!