Dicas


  • Veja o que você precisa saber sobre os pneus para carro

    Você, motorista, deve conhecer o seu carro na palma da mão. Por isso é importante obter informações sobre o veículo. Inclusive, alguns desses detalhes que você deve conhecer são sobre os pneus para carros. A partir daí criamos esse artigo com o objetivo de sanar as suas principais dúvidas.

    Elencamos as principais características dos pneus para carros, para que você acerte na hora de comprar e consiga garantir o melhor desempenho possível para o seu automóvel. Veja!

    Como é formada a estrutura dos pneus para carro?

    Em síntese, os pneus para carros são formados por 6 elementos básicos: carcaça, lateral, talão, cintas estabilizadoras, banda de rodagem e liner. Vamos explicar cada um desses elementos!

    Carcaça

    As carcaças são as lonas que conseguem sustentar o peso do veículo e a pressão interna no pneu. Para os pneus de carro, a carcaça é fabricada com nylon, rayon ou poliéster.

    Lateral

    A função da lateral dos pneus para carros é a de amortecer. Ela proporciona flexibilidade e conforto para o seu veículo.

    A lateral é composta de uma camada de borracha que ajuda a proteger contra impactos na estrutura ou pequenos choques.

    Talão

    O talão fica posicionado dentro da roda do carro. Essa parte dos pneus para carros é formada de arame de aço bem resistente. O objetivo principal é deixar o pneu bem fixo à roda.

    Cintas estabilizadoras

    As cintas estabilizadoras dos pneus para carros estabilizam a banda de rodagem. Elas melhoram o contato com o solo e ainda ajudam o pneu a ficar bem apoiado na área de contato. As cintas são feitas de aço resistente, que dificultam a entrada de objetos indesejáveis na banda de rodagem.

    Banda de rodagem

    A banda de rodagem dos pneus de carros transmite a força motriz do veículo para o chão, fazendo com que o carro possa se movimentar. Ela tem o atrito como responsabilidade, além de ter um composto especial para proporcionar forte aderência ao solo. Além disso, ela tem como função o escoamento de água.

    Liner

    Trata-se do revestimento protetor da carcaça na parte interna do pneu. No caso dos pneus radiais sem câmara, possuem impermeabilidade ao ar e à umidade. Substitui e cumpre a função da câmara de ar.

    Saiba escolher os pneus para carros 

    É fundamental saber escolher os pneus ideais para o seu carro. Assim, você consegue evitar qualquer tipo de transtorno e garante que o carro tenha um bom desempenho.

    Para acertar na compra dos pneus para carros de passeio, é preciso identificar os locais em que o seu carro mais transita diariamente. Assim, você conseguirá escolher o modelo ideal.

    Você também deve escolher bem o local de venda, antes de efetuar a compra. Por isso, pesquise os principais estabelecimentos e dê prioridade para as lojas que são referência no mercado. Então, sempre que possível, compre produtos de marcas conhecidas. Também é importante pedir referências para amigos, pessoas próximas ou para o mecânico da sua confiança.

    Quando você deve trocar os pneus para carros

    Está em dúvida quanto a troca de pneus para carros? Saiba que com o passar do tempo eles precisam ser trocados. Aliás, sempre que for identificado um desgaste além do normal.

    Você consegue fazer essa identificação através do Tread Wear Indicator (TWI), que na tradução para o português significa indicador de desgaste da banda de rodagem. A sigla aparece destacada na borracha que fica nos sulcos dos pneus e conta com 1,6 milímetro de altura quando chegar ao limite do desgaste.

    Dê preferência para a Garra Pneus

    A Garra Pneus se coloca à disposição para te ajudar com as melhores soluções em pneus para carros. Você pode contar conosco sempre que precisar!

    Acesse o nosso site para conferir todos os produtos disponíveis ou entre em contato pelo número do Televendas: (31) 3329-6700!

  • Posso andar com pneus de marcas diferentes? Leia o artigo e descubra

    Imagine que você está viajando e no meio do trajeto o pneu fura. Por sorte você encontra uma borracharia de beira de estrada e consegue realizar a troca do pneu. Mas, um detalhe, o estepe é diferente dos outros, ai você se pergunta: posso andar com pneus de marcas diferentes?

    A situação também pode ocorrer se você, por acaso, encontra uma promoção interessante, mas acaba não levando o jogo completo. Bom, a dúvida incomoda muitos condutores que não sabem se a prática é indicada ou não.

    Para te ajudar com isso, no texto de hoje iremos debater se pode ou não pode andar com pneus de marcas diferentes. Boa leitura! 

    Andar com pneus de marcas diferentes causam algum problema ao veículo?

    Muitas pessoas que pensam nessa situação acham que pneu é tudo igual. Mas, será que é mesmo?

    Antes de responder se é possível ou não andar com pneus de marcas diferentes, reflita: se você calçar dois sapatos diferentes, como será a sua estabilidade? Você terá destreza para se locomover?

    Provavelmente a sua resposta foi negativa, então já podemos imaginar que andar com pneus de marcas diferentes não é algo indicado. Isso ocorre porque cada pneu tem as suas especificidades, ou seja, bandas de rodagem únicas.

    Todos os pneus têm padrões de desenhos na banda de rodagem, o que confere aderência diferencial ao solo, sendo assim, eles tocam o chão de formas diferentes. 

    Isso quer dizer que eles se comportam de forma diferente no asfalto. E saiba que nem precisa ser de marcas diferentes, pneus do mesmo fabricante, mas de outros modelos também apresentam essas peculiaridades. 

    Dessa forma, andar com pneus de marcas diferentes, ou como aprendemos, de modelos diferentes, pode afetar a estabilidade do carro, causando problemas e comprometendo a sua segurança e a da sua família. 

    Além disso, essa prática pode fazer com que o veículo tenda mais para um lado ou para o outro em uma frenagem brusca e também faz com que você tenha menor controle do veículo em curvas.

    Bom, mas se isso é uma regra, será que existe uma exceção? 

    É possível andar com pneus de marcas diferentes?

    É possível andar com pneus de marcas diferentes, mas isso deve ser feito com muito cuidado. Como comentamos acima, essa prática pode comprometer a estabilidade do carro, contudo, se pneus iguais foram usados no mesmo eixo não há problema, já que os pneus do mesmo eixo dialogam entre si.

    Inclusive, é possível aumentar a estabilidade do carro utilizando um modelo com maior aderência ao solo no eixo traseiro e pneus normais no eixo dianteiro. Devido à aerodinâmica do veículo, os pneus traseiros são os que mais impactam na estabilidade do carro.

    Mas, existe uma ressalva! É importante que todos os pneus utilizados no carro, sejam do mesmo modelo ou não, tenham medidas e velocidades iguais.

    Andar com pneus de marcas diferentes é considerado uma infração de trânsito?

    O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não possui nenhuma resolução que preveja punições para quem andar com os pneus de marcas diferentes. Contudo, conforme a resolução 292 existe penalização se houver as medidas das rodas ou pneus ultrapassarem os limites do para-lamas do veículo.

    Diante de tantas recomendações, como escolher o pneu ideal? Confira a seguir!

    Como escolher o pneu ideal para o meu carro?

    Na hora de comprar pneu é preciso saber qual modelo é ideal para o seu veículo. Isso é possível verificar no Manual do Proprietário, lá terá a indicação de qual foi o modelo original, que veio de fábrica, e essa será a melhor opção!

    Ou seja, se o manual do seu carro disser que ele deve usar pneus 175/70 R15, quer dizer que o pneu ideal para o seu carro deve ter 17,5 centímetros de largura, 70% desse valor em altura de banda de rodagem e 15 polegadas de diâmetro interno.

    Se quiser comprar outro tipo de pneu, ok, mas compre o jogo inteiro, mais o estepe, e garanta que eles tenham a mesma medida e velocidade indicadas pelo fabricante do seu carro.

    Mas, caso ainda tenha dúvidas quanto ao pneu ideal para o seu carro, entre em contato com os especialistas da Garra Pneus. Nós temos uma equipe capacitada para de ajudar a encontrar os melhores produtos para o seu veículo.

    Estamos há 27 anos no mercado, trabalhando sempre com as melhores marcas para levar o que há de melhor aos nossos clientes. Atendemos carros de passeio, caminhonetes, SUV’s e vans.

    Aqui na Garra Pneus você encontra um atendimento personalizado, um serviço ágil e de qualidade para a sua maior comodidade e as melhores condições do mercado! Compre já pelo nosso site ou em uma de nossas lojas presenciais!

  • Comprar pneus na internet: 5 pontos para ficar atento

    Assim como qualquer outro produto, comprar pneus na internet também é algo que gera algumas dúvidas no comprador. Muitas pessoas ficam na dúvida se a entrega vai chegar na data ou se o produto realmente vai chegar. Essas e outras dúvidas deixam os consumidores indecisos na hora de finalizar a compra.

    De um modo geral, podemos dizer que comprar pneus na internet é algo seguro. Porém, é importante que você siga alguns pontos antes de efetuar a compra, para que frustrações futuras possam ser evitadas.

    Com isso, elaboramos esse artigo que elenca dicas valiosas para você que quer comprar pneus na internet e ficar inteiramente seguro.

    Antes de apresentar os principais pontos que você deve se atentar, falaremos um pouco mais sobre o mundo do comércio eletrônico e porque optar pela compra digital é algo tão vantajoso. Leia o texto com bastante atenção!

    Comprar pneus na internet é algo vantajoso?

    A resposta é: SIM! Um dos motivos principais que fazem as pessoas comprarem pneus na internet, além de outros produtos e componentes automotivos é o preço.

    Normalmente, quando você compra pneus nas lojas físicas, o valor pago é maior, pois os serviços adicionais são incluídos. Na internet é ao contrário: você compra o pneu, paga pelo pneu e recebe apenas o pneu. Para quem pensa em economizar e contar com apenas uma solução específica, comprar pneus na internet pode ser a melhor alternativa.

    Porém, você deve ter muita atenção antes de finalizar a compra. Lembre-se que nem sempre a situação do preço será uma regra. Para quem quer contar com soluções adicionais, comprar nas lojas físicas pode ser a escolha mais acertada.

    Agora vamos elencar os principais pontos que você deve considerar antes de comprar pneus na internet. Vamos lá!

    1 – Faça um estudo detalhado antes de comprar pneus na internet

    Provavelmente, você já deve saber que existem algumas variações de tamanho e até do estado no pneu. Por isso, é fundamental a realização de um estudo detalhado antes de comprar pneus na internet.

    Você, enquanto consumidor, deve saber mesclar o preço e a qualidade. Gastar pouco é fundamental. Porém, a qualidade do produto deve ser considerada. Por isso, busque lojas e produtos que sejam confiáveis.

    Pesquise detalhes sobre a experiência da loja e se precisar, busque referências com amigos e pessoas próximas. Pedir indicações é importante!

    2 – Defina o preço que você quer pagar

    Já que os pneus não possuem um valor tabelado, é fundamental que você estabeleça o quanto você pretende gastar para comprar pneus na internet.

    Uma dica: pesquise o preço dos pneus especializados para o seu carro nas lojas físicas e depois realize um orçamento nas lojas virtuais. Isso vai te manter atento a todas as oportunidades de mercado.

    3 – Veja todas as especificações do aro do pneu

    Comprar pneus na internet requer muito cuidado. Você deve zelar pelo bom desempenho do seu carro e pela sua segurança no trânsito.

    Para isso, antes de efetuar a compra, certifique que todas as especificações do aro do pneu estejam em conformidade com o modelo exato do seu carro.

    4 – Mantenha-se informado sobre os pneus que você quer comprar

    Além de saber de quem você está comprando, é importante saber com exatidão o que você está comprando. Portanto, analise a procedência de cada um deles e observe o que os consumidores dizem sobre o produto. A marca deve ser de confiança.

    Porém, se porventura os pneus forem seminovos, o conselho é que você mostre o produto para um mecânico que seja da sua confiança. Ele saberá quanto tempo de vida útil os pneus ainda vão ter.

    5 – O modelo dos pneus deve ser o certo

    Antes de comprar pneus na internet, veja se aquele modelo realmente é o ideal para o seu veículo. Caso você não saiba qual é o tamanho do aro, consulte novamente o seu mecânico de confiança.

    O mecânico vai saber te passar detalhes sobre o modelo e vai conseguir simplificar a sua compra de um modo geral.

    As dicas foram úteis para você? Esperamos que sim! Tomando todos os cuidados, a tendência é que você consiga comprar pneus pela internet de um jeito seguro, prático e bem tranquilo. O ideal é que você consiga evitar problemas futuros.

    Na Garra Pneus você pode comprar pneus pela internet e receberá um atendimento personalizado e altamente inteligente. Conte com uma empresa que possui vasta experiência no mercado. A Garra Pneus está à sua disposição!

  • Escolher o pneu off road: saiba a diferença entre AT e MT

    Escolher o pneu off road é fundamental para o bom desempenho do seu carro. Além disso, se jogar na trilha com um pneu inadequado pode comprometer a segurança do condutor e de todos os passageiros.

    É comum ver motoristas reclamando da qualidade dos pneus que eles compraram, mas, nesses casos, é muito provável que ele tenha apenas escolhido um modelo feito para um terreno diferente.

    Para acabar com esse tipo de engano, no texto de hoje vamos ensinar você a escolher o pneu off road ideal para o seu veículo. Continue no texto para se tornar um expert no assunto. Boa leitura!

    O que são pneus off road?

    Para escolher o pneu off road, o primeiro ponto é saber do que esse termo se trata. Traduzindo livremente para o português, “off road” quer dizer “fora da estrada”. Sendo assim, esses pneus são aqueles apropriados para andar em ambientes que não tenham asfalto, como as trilhas.

    Dessa forma, o objetivo de um pneu off road e on road são totalmente diferentes. Os modelos feitos para andar em rodovias são projetados para reduzirem ao máximo o ruído e promover conforto para os passageiros, diminuindo também o impacto com a pista. Isso é perceptível pelos desenhos das bandas.

    os pneus off road são projetados para conseguirem entregar o máximo de tração em um piso hostil, com cascalho, lama, buracos etc. Outra preocupação dos engenheiros ao pensarem em um desses modelos, é a capacidade de carga, já que os modelos 4×4 são muito mais pesados.

    É possível ver essa diferença, pois os pneus off road têm sulcos profundos, com o intuito de serem autolimpantes e conseguirem expulsar pedras e qualquer outro sedimento que fique grudado ao longo do trajeto.  

    Na hora de escolher o pneu off road você irá reparar que as principais características desses modelos são: maior altura e largura, sulcos bem altos, profundidade, bandas de rodagem mais espaçadas, tração eficiente, promove estabilidade, além de serem mais resistentes, devido a sua carcaça reforçada.

    Dessa forma, os off road são pneus próprios para andar em terrenos mais agressivos. Eles são utilizados em veículos 4×4, como SUVs, caminhonetes, picapes, jipes, etc. Existem vários modelos dentro desta categoria, cada um indicado para um tipo de terreno. Vamos conhecer com mais detalhes!

    Conheça as características e indicações dos modelos AT, MT e Misto

    Na hora de escolher o pneu off road é preciso avaliar qual tipo de terreno você irá transitar mais. Isso é importante, pois como comentamos, cada modelo é pensado para lidar com os obstáculos oferecidos por cada terreno. 

    Por exemplo, se você faz trilhas em terrenos pouco consistentes, que tenham muita lama e areia, é interessante utilizar pneus macios e com gomos espaçados

    Esse design é ideal para essas situações, pois quando gira, ele expulsa a lama e mantém a tração. Agora, se esse mesmo modelo for utilizado em pisos duros, os gomos podem se quebrar e a tração pode ser menor.

    Por outro lado, rodar na cidade com um pneu feito para andar em estradas lamacentas, pode fazer o carro gastar mais combustível

    Vamos conhecer agora os modelos AT, MT e Misto e descobrir as principais indicações para cada um deles!

    AT

    AT é uma abreviação para “all terrain”, que em português quer dizer que é indicado para todos os terrenos. Este modelo é o mais versátil, podendo ser utilizado tanto em rodovias, como em estradas de terra. Portanto, se você anda com a sua picape na cidade, mas aos fins de semana vai para a fazenda, esse é o pneu ideal!

    Ele possui sulcos profundos, portanto, confere tração em pisos irregulares. Além disso, ele também possui paredes reforçadas, o que é importante para garantir a máxima durabilidade.

    MT

    MT diz respeito aos pneus “mud terrain”, que significa “terreno lamacento”. Ou seja, aqui temos um modelo ideal para quem gosta de se aventurar em trilhas. Mas, existem algumas marcas que entregam um design que roda bem em estradas. 

    Misto

    Os pneus mistos rodam bem em rodovias pavimentadas, mas são projetados para um off road leve. Então dependendo da dificuldade do terreno que você for explorar, ele pode não oferecer tanta aderência. 

    Como cuidar do seu pneu off road

    Além de escolher o pneu off road correto para o tipo de terreno que você irá se aventurar, é importante tomar medidas para conservá-lo devidamente. Nesse sentido, o ponto fundamental é ficar atento à calibragem.

    Se o pneu estiver com pouco ar, ele se torna pesado, tem muito contato com solo e perde o desempenho. Se a situação for inversa e a calibragem estiver muito alta, o pneu perde contato com o solo e se torna instável, comprometendo a segurança.

    Por isso, lembre-se: sempre que for encarar uma trilha tenha certeza de que a calibragem dos pneus obedeça às indicações do fabricante!

    Outra coisa para ficar atento é quanto ao estado de conservação dos pneus. Para que eles tenham um bom desempenho, é importante que sejam trocados sempre que atingirem o limite de desgaste. Então nada de rodar com o pneu careca!

    Pneus off road é na Garra Pneus

    Está precisando de pneus off road? Conte com a Garra Pneus! Somos uma empresa tradicional e reconhecida pela excelência do nosso serviço. 

    Oferecemos aos nossos clientes as melhores marcas do segmento automotivo, como Continental, Firestone, Bridgestone, dentre outras. 

    Em todas as nossas lojas você encontra uma equipe de profissionais especializados, capazes de fornecer um atendimento personalizado. 

    Quer escolher o pneu off road para o seu carro? Então compre já pelo nosso site ou em alguma das nossas lojas!

  • Dicas para você escolher o pneu ideal para o seu carro

    De extrema importância para a segurança do veículo, os pneus devem sempre estar com a manutenção em dia, bem calibrados e em perfeitas condições de uso. Com o passar do tempo, no entanto, eles devem ser trocados, uma vez que têm um prazo de validade. Mas, você sabe como escolher o pneu ideal?

    Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esta nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, atualmente, há uma infinidade de modelos e marcas disponíveis no mercado, fazendo com que alguns detalhes sejam levados em consideração ainda antes da compra.

    Além disso, a escolha tem impacto direto na segurança e no conforto ao dirigir. Além disso, o tipo selecionado pode ser decisivo na durabilidade do produto.

    Como escolher o pneu ideal?

    O primeiro passo antes de escolher o pneu ideal é conferir todas as especificações exigidas pela fabricante do automóvel, disponíveis no manual do veículo. As informações também estão na lateral de cada pneu e visam garantir o amplo acesso aos dados do produto.

    Afinal, o modelo errado pode causar sérios problemas, tanto em componentes do carro, como suspensão, caixa de direção e terminais, como na condução. 

    Neste sentido, a escolha deve considerar alguns fatores que prometem mais segurança, conforto e preservação das peças – e da vida! Abaixo, selecionamos alguns dos principais pontos que devem ser levados em consideração antes da compra. Confira!

    Confira as características do pneu

    Os carros são segmentados por categorias, podendo ser de passeio, SUV, minivans, caminhão leve, trailer, van, pick-ups, entre outros. Além de características específicas, o tipo de pneu utilizado em cada um deles também varia em largura, tamanho e pressão. 

    Ainda que você queira um pneu mais baixo ou mais largo, é importante seguir as recomendações do fabricante porque as medidas afetam diretamente a tração e desempenho do carro. Ao aumentar ou diminuir esses valores, que deveriam ser padronizados, é possível que haja um impacto na estabilidade na hora do contato do veículo com o solo – para melhor ou pior.

    Neste sentido, idealmente é preciso confirmar os detalhes no manual, conforme mencionado anteriormente, e, principalmente, identificar qual tipo de veículo você tem.

    Leve em consideração os locais onde o veículo é utilizado

    Identificar os locais por onde o carro mais transita é fundamental para a escolha do modelo – e principalmente para a durabilidade do produto. Isso porque, há modelos ideais apenas para quem roda em ambientes urbanos e em baixa velocidade, por exemplo. Enquanto outros tipos de pneus são recomendados para quem realiza viagens em longos percursos e com uma certa frequência.

    Ainda, existem pneus que são mais indicados para terra, o que significa que devem ser a aposta de quem tem fazendas ou sítios ou, ainda, gosta de viajar para locais de difícil acesso. 

    Observe o peso máximo suportado

    Outra dica importante está relacionada ao peso máximo suportado pelos pneus. Se você costuma transportar ou lotar o carro, seja ele um automóvel tradicional de passeio, pick-up, SUV ou minivan, lembre-se sempre de se atentar ao montante permitido. 

    É comum que acidentes aconteçam porque os carros estavam acima do limite permitido pelo fabricante do pneu – e do carro! Afinal, eles foram projetados para aguentar um determinado peso.

    Compre pneus em lojas confiáveis

    É inegável que o preço é um dos principais fatores que as pessoas levam em consideração na hora de escolher o pneu ideal. No entanto, como este é um item de extrema importância e que impacta diretamente na segurança do motorista e dos acompanhantes, é preciso tomar alguns cuidados.

    Neste sentido, recomendamos, sempre que possível, optar por produtos de marcas conhecidas e evitar os chamados recauchutados. Ainda que estejam em condição de uso, esse tipo de pneu não tem a mesma durabilidade e qualidade de um modelo novo, fazendo com que o barato saia caro em um curto espaço de tempo.

    Ainda, o ideal é sempre realizar a compra em uma empresa séria, que trabalhe com marcas de nome e, principalmente, com uma equipe altamente capacitada e preparada para esclarecer dúvidas ou instalar os pneus. 

    Quando trocar os pneus?

    Conforme comentamos no início deste artigo, apesar de duráveis, os pneus precisam ser trocados com o passar do tempo. De um modo geral, isso acontece sempre que for constatado um desgaste além do normal. Ou seja, quando estiverem “carecas”.

    Uma boa forma de identificar a necessidade da troca é por meio do Tread Wear Indicator (TWI), que em português quer dizer indicador de desgaste da banda de rodagem. A sigla ou uma forma de triângulo aparecem ressaltadas na borracha que fica nos sulcos dos pneus e conta com 1,6 milímetro de altura quando chegar ao limite do desgaste. 

    A troca, aliás, deve ser imediata, uma vez que um pneu considerado careca pode colocar em risco a segurança do veículo, aumentando a chance de derrapagem e aquaplanagem.

    Como aumentar a durabilidade dos pneus?

    De um modo geral, os pneus tem uma boa durabilidade e alto desempenho. Mas, muito além da composição da borracha e do produto, para mantê-los em pleno funcionamento, é importante tomar alguns cuidados preventivos.

    O primeiro deles, é claro, é a calibragem. Simples e rápido, o processo influencia no desempenho do veículo e aumenta a vida útil dos pneus, quando realizado de acordo com as instruções do fabricante. 

    A grosso modo, é recomendável que você calibre a cada 15 dias, pelo menos, mas isso pode variar de carro para carro. Mais uma vez, lembre-se: o manual do seu veículo é um grande aliado na busca por menos manutenções. 

    Outro ponto importante está relacionado à manutenção preventiva. Uma revisão periódica bem feita pode identificar problemas na suspensão e direção antes mesmo que o carro acuse qualquer defeito. Além disso, os serviços de alinhamento e o balanceamento podem ser fundamentais para aumentar a vida útil de um pneu e, de quebra, evita dor de cabeça.

    Certamente com essas dicas você vai saber escolher o pneu ideal para o seu carro. Mas, se precisar de ajuda, lembre-se que a Garra Pneus está à disposição para esclarecer dúvidas e indicar o melhor modelo para você e sua família trafegarem em segurança. Acesse o nosso site para conferir todos os produtos disponíveis ou entre em contato pelo número do Televendas: (31) 3329-6700!