Fique tranquilo: a Garra Pneus segue todas as normas sanitárias

Há aproximadamente um ano, estabelecimentos comerciais de todos os portes e setores precisaram se adequar a novas normas sanitárias para garantir o pleno funcionamento, com segurança e qualidade, diante da pandemia de Covid-19.

Por trás das máscaras e dos totens de álcool em gel, há muitos protocolos que precisam ser seguidos para evitar a proliferação do vírus e o aumento dos casos. Com a alta incidência em todo o país, a Garra Pneus buscou aprimorar seus processos para cumprir as normas e, principalmente, garantir a segurança de clientes e funcionários.

Qual a importância das normas sanitárias?

Instituídas no início de 2020 e aprimoradas desde então, conforme necessidade, as normas sanitárias têm como objetivo principal garantir a segurança e a saúde de clientes, colaboradores, consumidores e sociedade de um modo geral, impedindo a exposição a agentes contaminadores.

Em caso de não cumprimento, a Vigilância Sanitária pode responsabilizar os estabelecimentos comerciais, multando e até mesmo exigindo o fechamento dos locais. Somente dessa forma é possível controlar a disseminação do vírus e garantir a segurança de todos.

Quais as principais normas contra Covid-19?

Você deve saber que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a vigilância sanitária brasileira estabeleceram normas para condução dos negócios, que visam a segurança de clientes, consumidores, parceiros e funcionários. 

Mas, você sabe quais são as principais normas sanitárias existentes, que precisam ser seguidas por todos, independentemente da área de atuação ou localidade?

Muito além da higienização correta, é importante:

  • Estabelecer trabalho remoto ou afastamento de colaboradores do grupo de risco;
  • Afastar imediatamente por, no mínimo, 14 dias o colaborador que apresentar sintomas compatíveis com a Covid-19 ou, ainda, comprovar a ocorrência de caso em pessoa que vive na mesma residência;
  • Disponibilizar meios para higienização das mãos com álcool 70%;
  • Instruir e exigir a utilização correta da máscara de proteção;
  • Distribuir cartazes que informem a lotação máxima e as medidas recomendadas para a higienização das mãos, etiqueta da tosse e do espirro, bem como orientem sobre o número de acompanhantes;
  • Instalar barreiras físicas que separem os colaboradores que atuam nos caixas e os clientes;
  • Impedir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara;
  • Controlar o fluxo de entrada e saída de pessoas e organizar filas observando o distanciamento de no mínimo 2 metros entre as pessoas;
  • Manter o ar condicionado desligado em ambientes com ventilação natural;
  • Reforçar a limpeza de áreas comuns, superfícies e objetos: banheiros, pisos, corredores, maçanetas, canetas, entre outros;
  • Disponibilizar carrinhos ou cestos limpos e higienizados nas barras e alças com álcool 70% e outros produtos; entre outros.

Ainda, os estabelecimentos devem evitar o oferecimento de café ou disponibilização de poltronas para espera, áreas infantis, promoções ou qualquer outra ação que possa retardar a saída do estabelecimento e incentivar aglomerações de pessoas dentro e fora do estabelecimento.

Também é recomendado evitar o uso de toalhas de tecido para secagem das mãos e disponibilização de mostruário para prova.

Protocolos e normas sanitárias para o setor automotivo

Comprometida com a qualidade dos serviços prestados e dos produtos oferecidos, a Garra Pneus sempre se destacou no setor automotivo pela excelência. Presente em Belo Horizonte, Contagem e Betim (MG), é referência para motoristas que desejam rodar com segurança e tranquilidade.

E é justamente por isso que a empresa adaptou todos os seus processos e investiu na capacitação e orientação de suas equipes. Afinal, para nós, a sua saúde é fundamental!

Neste sentido, além de um atendimento diferenciado, com mais comodidade e vantagens, agora você também encontra uma Garra Pneus renovada, seguindo todas as normas sanitárias impostas ao setor de comércio automotivo em Minas Gerais.

Com totens de álcool em gel espalhados pela loja, o estabelecimento tem controlado a entrada dos clientes, permitindo a lotação máxima correspondente ao mínimo de 13m² por pessoa, incluindo vendedores, seguranças, vigilantes, pessoal de limpeza e clientes.

Repaginadas, as lojas ainda contam com marcações no chão em todo o ambiente, a fim de melhor organizar eventuais filas de espera, sempre respeitando o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas. Ainda, designamos um profissional para controlar o fluxo de pessoas nas lojas, impedir a entrada sem máscara e aferir a temperatura de todos, incluindo funcionários. 

Sempre preocupados com nossos funcionários – e a qualidade do atendimento -, a Garra Pneus investiu na capacitação de vigilantes, técnicos de segurança e colaboradores de um modo geral. Dessa forma, além de permitir uma fiscalização mais assertiva, eles foram orientados sobre a correta utilização de máscara e manuseio para guarda ou descarte, 

Também foram distribuídas máscaras e face shield para todos os profissionais em contato direto com o cliente, sendo vedada a utilização de adornos pessoais, como  anéis, pulseiras, gargantilhas, relógios, colares e brincos grandes. 

Clientes x normas sanitárias

O Brasil tem registrado números altíssimos de mortes em todo o país – mais de 3 mil a cada 24 horas. Assim, estar em dia e em concordância com as normas sanitárias é fundamental para a manutenção da saúde e da segurança de todos. 

Mas, não são apenas os estabelecimentos que devem adotar medidas para prevenção. Os clientes e os colaboradores também devem fazer a sua lição de casa e seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos órgãos locais.

Por mais que já estejamos acostumados a utilizar máscaras de proteção, é importante sempre realizarmos as trocas a cada quatro horas e, claro, higienizar as mãos com frequência: ao entrar e sair dos locais, ao tocar em um objeto e assim por diante.

Em um cenário tão atípico, optar por canais alternativos de compras também é uma opção válida, especialmente para quem integra o chamado “grupo de risco”. A Garra Pneus conta com profissionais altamente qualificados e preparados para atender pelo Televendas, no número (31) 3329-6700, e pelo WhatsApp, no telefone (31) 98991-7000.

Agora que você já sabe que a empresa está preparada para te atender seguindo todos os protocolos de segurança e conta com atendimento telefônico e online, que tal aproveitar para passar em nosso blog e conferir os últimos posts? 

Aliás, se quiser saber mais sobre nossos serviços, certamente vai gostar deste artigo, que trata sobre a importância do alinhamento e balanceamento. Clique aqui para ler na íntegra.