Pneus em dias de chuva: os cuidados que você deve ter durante o período

Os pneus em dia de chuva são uma das maiores preocupações dos motoristas. O risco de acidentes aumenta bastante nesses períodos e cobra atenção redobrada de quem irá conduzir o carro.

Mas, felizmente, existem medidas para minimizar esses riscos e ter uma viagem segura. Continue no texto para conferir dicas valiosas para ficar atento com os pneus em dia de chuva.

Boa leitura!

Porque acontece a aquaplanagem

Em dias chuvosos deve-se ficar duplamente cauteloso com a segurança. As estradas ficam mais perigosas, a visibilidade diminui e corre o risco de acontecer a temida aquaplanagem, um dos principais problemas nessa época.

A aquaplanagem ocorre quando a água presente nas rodovias reduz o atrito entre o pneu e o chão, de modo que o carro perde estabilidade. Nesse contexto, o veículo pode ficar descontrolado e causar sérios acidentes. 

Por isso, deve-se ter bastante atenção aos pneus em dia de chuva, pois são eles que garantem a aderência do carro à estrada. 

O que fazer em casos de aquaplanagem

Se por acaso você vier a enfrentar uma situação de aquaplanagem o fundamental é manter a calma e tirar o pé do acelerador imediatamente. 

Em seguida, segure firmemente o volante para manter a direção reta e o mais importante de tudo: não pise no freio! Quando o carro retomar o contato com o solo gire levemente o volante de um lado para o outro para conferir se ele recuperou a aderência. 

Se o seu freio for do tipo ABS – aquele que não trava as rodas – você deve aplicar a força no pedal, de modo que ele fique pressionado até que você retome o total controle do veículo.

Existem algumas categorias de pneus que conferem maior segurança e estabilidade em dias de chuva. Vamos conhecê-los!

Os melhores pneus para períodos chuvosos

Para começar essa discussão vamos tratar de um ponto importante que poucas pessoas sabem: quanto mais largo os pneus em dias de chuva, pior. 

Você pode ter esses pneus largos nos carros de corrida, contudo eles podem dar estabilidade nas curvas, mas são os que oferecem maior risco de aquaplanagem.

Os melhores pneus em dia de chuva são aqueles mais finos, pois tem maior capacidade de cortar a lâmina d’água.

Além disso, existem diferentes tipos de pneus com as mais variadas superfícies. Os melhores para períodos chuvosos são aqueles que possuem a banda de rodagem – região do pneumático que entra em contato com o chão – com ranhuras profundas. 

As ranhuras têm um papel essencial na segurança dos pneus em dias de chuva, porque elas permitem que a água passe pela borracha, evitando que ocorra a perda de atrito. 

Por isso, deve-se sempre checar se os pneus não estão carecas, incluindo o estepe, pois se os sulcos não forem profundos, existe grande risco de que o carro perca estabilidade ocasionando algum acidente. 

Portanto, para maior segurança, é indicado que os pneumáticos que estiverem com os sulcos no limite mínimo de profundidade estabelecido pelo TWI (Tread Wear Indicator) sejam descartados no período de chuva. Assim, além de garantir a sua segurança, você também vai evitar multas. 

Essa é a primeira dica que você deve ficar atento relacionado com os pneus em dia de chuva, vamos conhecer mais 6 em seguida!

Pneus em dias de chuva: 6 cuidados essenciais 

Existem alguns cuidados que ajudam a evitar os riscos de problemas na estrada, como é o caso da aquaplanagem. Confira abaixo!

  1. De olho na calibragem

Além da integridade física dos pneus, eles devem estar sempre calibrados, pois caso contrário não terão uma boa performance na estrada comprometendo a estabilidade do carro.

Lembre-se sempre de calibrar com os valores indicados pelo fabricante, já que um pneu com calibração errada também pode provocar acidentes. 

Prezar pela calibragem correta, além de contribuir para a sua segurança prolonga a vida útil dos pneumáticos e reduz o consumo de combustível. Além disso, confira se o alinhamento e balanceamento estão em dia!

  1. Atente-se ao prazo de validade

Todo produto possui um prazo de validade, com os pneumáticos isso não é diferente. Esse é um fator que requer muita atenção com os pneus em dia de chuva, pois se a data de validade já expirou, o seu carro está em risco.

Não se esqueça: segurança em primeiro lugar! Sendo assim, troque os pneus no tempo indicado pelo fabricante.

  1. Confira os retrovisores

Um cuidado muito importante para se ter com os pneus em dia de chuva, é sempre olhar para o retrovisor e reparar se você está vendo as marcas dele na estrada. Caso contrário, fique atento, pois o risco de aquaplanagem é maior. 

  1. Cuidado com a velocidade

Em dias chuvosos, todo cuidado é pouco e não é apenas os pneus que merecem atenção. Também é muito importante tomar cuidado com a velocidade, pois quanto mais rápido está o carro, maior a possibilidade dos pneus subirem. 

Portanto, não ultrapasse os 80 km/hr nas rodovias nesses dias!

  1. Lembre-se do farol e dos limpadores de para-brisa

Nos dias de chuva, outra recomendação importante é manter o farol médio, assim você não dificulta a visibilidade dos outros condutores. E para garantir a melhor visão da estrada, ligue os limpadores de para-brisa.

  1. Dobre a distância de segurança

É importante que você dobre a distância de segurança entre o seu veículo e o da frente. Assim, caso seja necessário realizar uma freada de emergência, os riscos de acidente são menores.

Agora confira uma dica extra para ter certeza de que você terá toda a segurança dos seus pneus em dia de chuva.

Garra Pneus: segurança e qualidade para o seu veículo

Se você deseja segurança para os seus pneus em dia de chuva precisa conhecer a Garra Pneus! Somos uma rede tradicional no segmento automotivo e estamos há mais de 20 anos no mercado propiciando segurança e qualidade para o veículo dos nossos clientes.

Conheça já os nossos produtos através do nosso site ou pelo número do Televendas: (31) 3329-6700!