Posso andar com pneus de marcas diferentes? Leia o artigo e descubra

Imagine que você está viajando e no meio do trajeto o pneu fura. Por sorte você encontra uma borracharia de beira de estrada e consegue realizar a troca do pneu. Mas, um detalhe, o estepe é diferente dos outros, ai você se pergunta: posso andar com pneus de marcas diferentes?

A situação também pode ocorrer se você, por acaso, encontra uma promoção interessante, mas acaba não levando o jogo completo. Bom, a dúvida incomoda muitos condutores que não sabem se a prática é indicada ou não.

Para te ajudar com isso, no texto de hoje iremos debater se pode ou não pode andar com pneus de marcas diferentes. Boa leitura! 

Andar com pneus de marcas diferentes causam algum problema ao veículo?

Muitas pessoas que pensam nessa situação acham que pneu é tudo igual. Mas, será que é mesmo?

Antes de responder se é possível ou não andar com pneus de marcas diferentes, reflita: se você calçar dois sapatos diferentes, como será a sua estabilidade? Você terá destreza para se locomover?

Provavelmente a sua resposta foi negativa, então já podemos imaginar que andar com pneus de marcas diferentes não é algo indicado. Isso ocorre porque cada pneu tem as suas especificidades, ou seja, bandas de rodagem únicas.

Todos os pneus têm padrões de desenhos na banda de rodagem, o que confere aderência diferencial ao solo, sendo assim, eles tocam o chão de formas diferentes. 

Isso quer dizer que eles se comportam de forma diferente no asfalto. E saiba que nem precisa ser de marcas diferentes, pneus do mesmo fabricante, mas de outros modelos também apresentam essas peculiaridades. 

Dessa forma, andar com pneus de marcas diferentes, ou como aprendemos, de modelos diferentes, pode afetar a estabilidade do carro, causando problemas e comprometendo a sua segurança e a da sua família. 

Além disso, essa prática pode fazer com que o veículo tenda mais para um lado ou para o outro em uma frenagem brusca e também faz com que você tenha menor controle do veículo em curvas.

Bom, mas se isso é uma regra, será que existe uma exceção? 

É possível andar com pneus de marcas diferentes?

É possível andar com pneus de marcas diferentes, mas isso deve ser feito com muito cuidado. Como comentamos acima, essa prática pode comprometer a estabilidade do carro, contudo, se pneus iguais foram usados no mesmo eixo não há problema, já que os pneus do mesmo eixo dialogam entre si.

Inclusive, é possível aumentar a estabilidade do carro utilizando um modelo com maior aderência ao solo no eixo traseiro e pneus normais no eixo dianteiro. Devido à aerodinâmica do veículo, os pneus traseiros são os que mais impactam na estabilidade do carro.

Mas, existe uma ressalva! É importante que todos os pneus utilizados no carro, sejam do mesmo modelo ou não, tenham medidas e velocidades iguais.

Andar com pneus de marcas diferentes é considerado uma infração de trânsito?

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não possui nenhuma resolução que preveja punições para quem andar com os pneus de marcas diferentes. Contudo, conforme a resolução 292 existe penalização se houver as medidas das rodas ou pneus ultrapassarem os limites do para-lamas do veículo.

Diante de tantas recomendações, como escolher o pneu ideal? Confira a seguir!

Como escolher o pneu ideal para o meu carro?

Na hora de comprar pneu é preciso saber qual modelo é ideal para o seu veículo. Isso é possível verificar no Manual do Proprietário, lá terá a indicação de qual foi o modelo original, que veio de fábrica, e essa será a melhor opção!

Ou seja, se o manual do seu carro disser que ele deve usar pneus 175/70 R15, quer dizer que o pneu ideal para o seu carro deve ter 17,5 centímetros de largura, 70% desse valor em altura de banda de rodagem e 15 polegadas de diâmetro interno.

Se quiser comprar outro tipo de pneu, ok, mas compre o jogo inteiro, mais o estepe, e garanta que eles tenham a mesma medida e velocidade indicadas pelo fabricante do seu carro.

Mas, caso ainda tenha dúvidas quanto ao pneu ideal para o seu carro, entre em contato com os especialistas da Garra Pneus. Nós temos uma equipe capacitada para de ajudar a encontrar os melhores produtos para o seu veículo.

Estamos há 27 anos no mercado, trabalhando sempre com as melhores marcas para levar o que há de melhor aos nossos clientes. Atendemos carros de passeio, caminhonetes, SUV’s e vans.

Aqui na Garra Pneus você encontra um atendimento personalizado, um serviço ágil e de qualidade para a sua maior comodidade e as melhores condições do mercado! Compre já pelo nosso site ou em uma de nossas lojas presenciais!